Horário de atendimento:

Seg a sex das 8h às 19h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC

Envelhecimento Cutâneo - principais ativos cosméticos


Primeiros indícios e causas

A manifestação do envelhecimento cutâneo se dá, principalmente, pelo aparecimento das rugas finas e profundas, diminuição da elasticidade, da luminosidade, da uniformidade do tom da pele e da espessura, assim como aumento da flacidez e aspereza.

Ocorre também alteração no formato da face, que se torna mais triangular com o passar dos anos quando comparada à juventude, que normalmente o triângulo é invertido.

Estas manifestações visíveis e perceptíveis na pele contemplam a etiopatogenia do envelhecimento cutâneo e são oriundas das alterações celulares, moleculares e enzimáticas.

Os mecanismos que provocam as manifestações se inter-relacionam, como aumento da glicação de proteínas, encurtamento dos telômeros, espécies reativas de oxigênio, diminuição da autofagia celular, variação na expressão gênica proteica, frequência de anomalias cromossômicas, variação no gene TOR1 e TOR2 e alterações mitocondriais e hormonais.

Esses mecanismos associados levam à perda da função mecânica e elástica do tecido cutâneo e podem ocorrer por fatores genéticos de cada indivíduo ou por fatores ambientais.

Se por um lado não conseguimos controlar nossa predisposição genética, por outro, somos responsáveis pelos efeitos que os fatores ambientais podem gerar no nosso organismo, retardando ou acelerando o envelhecimento.

Estes fatores ambientais estão intimamente relacionados com os hábitos de vida como prática de exercício físico, exposição solar, ato de fumar, estresse, consumo de bebida alcoólica, poluentes e alimentação.

As rugas podem ser classificadas como:

Dinâmicas ou Horizontais

Têm como causa a contração dos músculos ligados à pele sobrejacente. A cada contração, a pele se aglomera em determinado ponto e isso acaba, com o tempo, formando linhas de expressão na pele. As regiões mais afetadas pelas rugas dinâmicas são as sobrancelhas, a testa e os cantos dos olhos.

Estáticas

Surgem pela falta de elasticidade da pele e são visíveis mesmo sem contração muscular – permanentes. As regiões das bochechas e dos olhos são as mais afetadas.

Os principais inimigos da pele:

  • Radiação UVA/UVB: causa dano ao DNA celular e aumenta os mediadores inflamatórios.

  • Cigarro: diminui a vascularização e a oferta de nutrientes e oxigênio.

  • Exercício físico pesado: aumento de radicais livres em nível sistêmico.

  • Alimentação inadequada: falta de nutrientes, e diminuição da oferta de antioxidantes.

  • Estresse: aumento dos mediadores inflamatórios.

  • Emagrecimento rápido: a pele não se reestrutura com a perda de gordura.

  • Genética: algumas pessoas têm maior predisposição do que outras para formação das rugas, devido a fator genético como o aumento da expressão das metaloproteínas

Tipos de rugas e os melhores ativos para cada uma delas:

Para mais informações envie uma mensagem por aqui ou ligue, telefone 3344-6060.


186 visualizações