ADIPO-TRAP® - A planta carnívora que remodela o corpo



O Adipo-Trap® é um ativo extraído da Drosera ramentacea, planta carnívora com propriedades anti-inflamatórias e bioativas, capaz de inibir a atividade da elastase promovendo ação firmadora e remodeladora eficiente, além de diminuir significativamente a quantidade de lipídeos armazenada nos adipócitos bem como a dor causada pela congestão linfática. Este ativo foi desenvolvido e patenteado pela Phenbiox, empresa italiana com origem na Universidade de Bologna.


O Adipo-Trap® é um emagrecedor, remodelador e anticelulite. Durante os ensaios in vitro, efetuados por meio de modelos de células pré-adipócitos e adipócitos, o Adipo-Trap® foi capaz de reduzir a gordura por acumulação durante o processo de adipogênese e reduzir o tamanho dos adipócitos, mostrando efeito de lipólise eficiente.


Adipócitos, adipogênese e celulite


O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo frouxo, composto principalmente de adipócitos. Além de adipócitos, o tecido adiposo contém a fração vascular estromal, incluindo pré-adipócitos, fibroblastos, células endoteliais vasculares e uma variedade de células imunes. A sua principal função é armazenar energia na forma de lipídeos, embora também modele a superfície do corpo e atue como isolante térmico. O tecido adiposo é derivado de pré-adipócitos.

A adipogênese é um processo de diferenciação celular, no qual os pré-adipócitos indiferenciados são convertidos para adipócitos totalmente diferenciados. O acúmulo de lipídios aumenta ao longo do processo lipidogênico e é regulado por fatores genéticos e de crescimento.



A celulite (também conhecida como adipose edematosa, síndrome de casca de laranja, etc.) é causada pela hérnia de gordura subcutânea no tecido conjuntivo fibroso, que se manifesta topograficamente com ondulações da pele e nódulos, muitas vezes na região pélvica (especificamente nas nádegas), nos membros inferiores e do abdômen.


A celulite afeta a área do corpo onde contém o tecido adiposo subcutâneo, tal como as coxas e as nádegas, mas pode também ser encontrado na parte inferior da barriga, braços e pescoço. Como as células do adipócito aumentam de tamanho, o tecido circundante fica comprimido e endurecido, tornando a circulação dos fluidos mais difíceis.


Ensaios Clínicos


Para avaliar a desempenho do Adipo-Trap® como um ativo para aplicações cosméticas de emagrecimento, remodelação e anticelulite, uma série de ensaios clínicos foram realizados.


Uma simples formulação em gel contendo o ativo por bioliquefação (3% p/p) e cafeína 1% foi comparada com o mesmo veículo contendo apenas cafeína 1% como controle. Vinte pacientes do sexo feminino com celulite abaixo do abdômen e nos membros inferiores de grau I e II foram selecionadas.


Vinte voluntárias aplicaram o produto cosmético contendo 3% de AdipoTrap® na coxa da perna direita, e ao mesmo tempo, na coxa da perna esquerda o gel com cafeína. As voluntárias foram orientadas a aplicá- los duas vezes por dia (período da manhã e a noite), em um período de 30 dias.


A medida da circunferência da coxa é tradicional nos tratamentos visando a redução de gordura subcutânea. As medições foram feitas utilizando uma fita flexível, calibrada e extensível em mm.

Exame clínico dermatológico


As condições dos voluntários no tempo zero e durante o estudo foram avaliadas por

dermatologistas qualificados, com o objetivo de apontar os principais sinais de celulite. Os parâmetros avaliados foram: densidade, firmeza, dor e pele com aspecto de casca de laranja. Estes parâmetros foram avaliados de acordo com uma escala de 5 graus (0 = ausente, 1 = discreto, 2 = médio, 3 = notável, 4 = alto).


A avaliação global destes parâmetros fornece informações sobre o grau de celulite de cada voluntário e, portanto, qualquer efeito anticelulite do produto em teste. Os resultados de ensaios clínicos sobre o efeito anticelulite de Adipo-Trap® são reportados na figura abaixo.


% PARTICIPANTES QUE RESPONDERAM “SIM” 1 - O produto diminuiu a celulite? 2 - O produto melhorou o aspecto “casca de laranja”? 3 - Você gostou da sensação / toque do produto sobre a pele? 4 - O produto reduziu a gordura /circunferência abdominal? 5 - O produto secou rapidamente?

A circunferência da coxa foi avaliada. Para facilitar e padronizar as medidas antropométricas, cada paciente foi marcado em T0. Os dados demonstram uma redução significativa da coxa da perna tratada com AdipoTrap® em comparação à coxa tratada com o outro veículo. Após 2 semanas de tratamento houve redução da circunferência de 8,7% em relação ao veículo com cafeína e após 4 semanas, a redução atingiu 12%.


Adipo-Trap® reduziu a circunferência da coxa em 1,4 cm em apenas 2 semanas, e 1,6 cm em 4 semanas. Portanto, é capaz de agir rapidamente na redução da gordura subcutânea, tendo assim uma ação emagrecedora e de remodelação. Após quatro semanas de aplicação Adipo-Trap® foi 21,3% mais ativo do que a formulação controle contendo cafeína 1% na redução da celulite.


Um dos parâmetros sobre a celulite que é menos anunciado pelos produtos cosméticos, mas que muitas vezes é percebida pelos consumidores como um dos mais irritantes, é a dor. A celulite, especialmente nas formas mais graves, é muitas vezes caracterizada por uma sensação de dor crônica.


Os resultados apresentados mostram que o produto contendo Adipo-Trap® 3% é capaz de reduzir eficazmente a dor em 8,8% em apenas 2 semanas. Após 4 semanas de tratamento o produto contendo Adipo-Trap® 3% foi capaz de reduzir a dor percebida pelos voluntários em 23,5%.

A formulação do veículo com cafeína não apresentou qualquer efeito na redução da dor após duas semanas, enquanto AdipoTrap® já estava ativo. Após 4 semanas de aplicação, AdipoTrap® foi 15,2% mais ativo na redução da dor comparado à formulação veículo, que contém apenas cafeína 1%.


Resultados:


In Vitro

  • Reduz a acumulação de gordura durante a adipogênese.

  • Reduz o tamanho de adipócito com efeito de lipólise.

Ensaio Clínico

  • Efeito emagrecedor e remodelador: redução de 1,4cm de circunferência da coxa em 2 semanas.

  • Ação sobre a celulite em apenas 2 semanas.

  • Reduz a dor relacionada à celulite em apenas 2 semanas.


Sugestão de fórmula

Gel remodelador e redutor da celulite

Adipo-Trap® 3%

Cafeína 1%

Gel qsp 60g

Aplicar 2x ao dia.


Para mais informações envie uma mensagem por aqui ou fale com um de nossos farmacêuticos no: (48) 3344-6060.


Referências bibliográficas

Material do fabricante – Phenbiox.


150 visualizações

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC