Temperos que fazem bem à saúde


Canela

A canela é muito valorizada por profissionais da área da saúde por causa de sua característica termogênica. Ela também é capaz de elevar nossas reações metabólicas corporais, aumentando nossa disposição, nosso bem estar e também aumentando a queima de calorias ao longo do dia.


Pimenta

As pimentas possuem capsaicina. A substância é usada no tratamento de diversos tipos de dores. Estudos apontam que a capsaicina também libera endorfina no cérebro. Além disso, as pimentas são potentes vasodilatadores e descongestionantes, além de serem ricas em vitaminas A e C.


Gengibre

O gengibre é rico em gingerol, um composto termogênico que é capaz de aumentar nossas reações metabólicas, nosso bem estar e ainda ajudar a queimar algumas calorias extras ao longo do dia. O tempero também é rico em antioxidantes, que atuam na proteção do organismo contra a ação de radicais livres produzidos pela poluição e pelo envelhecimento.


Coentro

O coentro é um tempero rico em vitamina C, magnésio e cálcio, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, especialistas recomendam o consumo do coentro para aumentar a nossa capacidade de resposta a inflamações e infecções corporais, já que ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico.


Tomilho

Bom para comer com carnes, o tomilho é digestivo. Como o alecrim, contém óleos voláteis que fortalecem o sistema imunológico e tem ação bactericida, fungicida e antiviral.

Cebolinha verde

Aquelas folhinhas em formato de tubo contém propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.

Alho

Sabe aquele cheiro de alho que impregna nas mãos, na boca, na vida? Pois é exatamente nele que estão as principais características desse tempero. O odor do alho é formado por compostos que contêm enxofre, e ele é bom para o tratamento de resfriados, infecções pulmonares e digestivas.

Alecrim

A planta possui um óleo volátil – a rosemaricina – que melhora a circulação, estimula a digestão e possui um leve efeito diurético.


Orégano

O orégano é um grande auxiliar da nossa digestão, ajudando a aumentar o processamento dos alimentos e reduzindo os desconfortos naturais dessa situação.

O orégano também é um importante componente para o sistema imunológico, já que ajuda a fortalecer a resposta do organismo no combate a inflamações e infecções.


Manjericão

O manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) e diminui a formação de gases. E ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.

Veja no próximo post algumas indicações terapêuticas para a Cúrcuma, o Gengibre a Canela e Pimenta Caiena.

Não esqueça de sempre consultar seu médico ou nutricionista.


Fonte: The Spice Club

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