SPHAERANTHUS - ativo multifuncional


O QUE É

Sphaeranthus indicus L. é uma planta oriunda da Índia, muito utilizada na Medicina Ayurvédica no tratamento de inúmeras doenças. Comumente conhecido como ‘Gorakhmundi’ em seu país de origem é uma planta ramificada e que se distribui nas planícies e zonas úmidas da Índia, Sri Lanka e Austrália. Ela cresce cerca de 15-30 cm de altura.


BENEFÍCIOS

Sphaeranthus é um ativo multifuncional que tem várias ações terapêuticas:

  • Ansiolítico

  • Neuroléptico

  • Anti-Obesidade em combinação com Garcinia mangostana L

  • Imunomodulador

  • Analgésico e Antitérmico

  • Hipoglicemiante

  • Hepatoprotetor

  • Cicatrizante

  • Antimicrobiano e Antifúngico

  • Anti-hiperlipêmico


ATIVIDADES FARMACOLÓGICAS Atividade Ansiolítica Estudo relatou atividade ansiolítica do extrato hidroalcoólico da erva inteira de S.indicus no teste do Labirinto em cruz elevado e teste do campo aberto.


Atividade Neuroléptica Estudo relatou resultado na inibição do comportamento de escalada, portanto S.indicus possui ação inibitória sobre receptores dopaminérgicos.


Atividade Anti-Obesidade em combinação com Garcinia mangostana L

Quando estudado sozinho, células tratadas com S.indicus inibiram o armazenamento de gordura em até 65% quando comparadas com as células controle. Estudos em laboratório indicaram que S.indicus em associação com Garciniamangostana reduz a expressão do gene promotor de adipogênese enquanto que influenciam favoravelmente o gene envolvido na lipólise.


Atividade Imunomoduladora Estudo relatou atividade imunomoduladora do extrato alcoólico das flores de S.indicus. Os resultados revelaram que a droga age como um agente imunomodulador, estimulando a imunidade humoral e celular, bem como a função fagocitária.


Atividade Analgésica e Antitérmica Estudo relatou atividade analgésica e antitérmica do extrato de flores inteiras de S.indicus, através do teste de Placa Quente de “Eddy”. Foram realizados testes comparativos com diclofenaco sódico e paracetamol, onde evidenciou-se ação inibitória na formação das prostaglandinas envolvidas na fase tardia da inflamação aguda, percepção da dor e elevação da temperatura corporal, sugerindo assim o uso de S.indicus como analgésico e antitérmico.


Atividade Hipoglicemiante Estudo relatou atividade hipoglicemiante do extrato alcoólico de S.indicus, através de teste de indução de diabetes em ratos. O teste foi realizado em ratos normais e diabéticos e verificou-se os níveis de glicose plasmática em jejum, níveis séricos de insulina, perfil lipídico, níveis de magnésio, hemoglobina glicosilada, alterações no peso corporal e níveis de glicogênio hepático.


Atividade Hepatoprotetora

Estudo relatou atividade hepatoprotetora do extrato alcoólico das flores da cabeça de S.indicus no teste de indução de hepatotoxicidade por acetaminofeno em ratos. Ocorreu diminuição significativa nos marcadores da função hepática, tais como TGO, TGP, fosfatase ácida e fosfatase alcalina, bilirrubina e proteínas totais.

Atividade Cicatrizante Estudo relatou atividade cicatrizante do extrato alcoólico das parte aéreas de S.indicus, através de teste realizado in vivo na área paravertebral de seis modelos excisados e feridos uma vez por dia durante 15 dias. O creme aumentou significativamente a taxa de contração e epitelização da ferida quando comparado à neomicina.


Atividade Antimicrobiana e Antifúngica Estudo relatou atividade antibacteriana e antifúngica dos frutos de S. Indicus, através de testes pelo método de difusão em culturas bacterianas e fúngicas. Exibiram excelente atividade antibacteriana contra bactérias gram positivas e bactérias gram-negativas. Demonstrou-se também suas propriedades antifúngicas.


Atividade Anti-hiperlipêmica

Estudo relatou atividade anti-hiperlipêmica do extrato alcoólico das flores de S.Indicus, através da indução de hipercolesterolemia por adição de colesterol na dieta de ratos. Observou-se acentuada diminuição no peso corpóreo, colesterol total, triglicérides e lipoproteína de baixa densidade bem como aumento significativo no nível de lipoproteína de alta densidade.

Não esqueça de sempre consultar o seu médico.

Para mais informações, fale com um de nossos farmacêuticos no (48) 3344-6060 ou mande mensagem por aqui.

Fonte: PHD COMÉRCIO IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO LTDA

316 visualizações

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC