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Chá verde


O chá verde tem sido tema de vários estudos devido aos seus diversos benefícios, entre os quais:

  • Ação antioxidante (o que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo);

  • Possui propriedades anti-hipertensivas;

  • Auxilia na prevenção e tratamento de dislipidemia e diabetes, pois diminui o colesterol total, LDL oxidada e a absorção de glicose.

Além desses benefícios para a saúde, muitos estudos mostram que o chá verde pode ser um auxiliador na redução de gordura corporal, devido ao aumento da termogênese e da oxidação lipídica e também pelo aumento da saciedade provocado pelas catequinas (componentes bioativos presentes no chá).

Contudo é importante lembrar que o chá verde sozinho não faz milagre. Associe seu uso a uma boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos.

Modo de preparo

O modo de preparo do chá é importante para adquirir seus benefícios. Alguns estudos sugerem o preparo de 1L de água (pouco antes da ebulição) em 2 colheres de sopa de erva seca, com tempo de infusão de 5 a 10 minutos.

Prefira comprar a erva em lojas de produtos naturais, pois o acondicionamento do chá em sachês (vendidos em caixinhas nos supermercados) reduz a extração dos compostos bioativos. Não é indicada a utilização de açúcar ou adoçantes, pois eles prejudicam o efeito desintoxicante do chá.

Maiara Cristina de Lima Especialista em Nutrição Esportiva Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional Professora de Pós-graduação em Nutrição Esportiva Funcional

Acompanhe por aqui dicas semanais sobre nutrição. No próximo post falaremos sobre alimentação pré-treino.

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