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Porque a batata doce é a queridinha de quem faz exercício físico?


Por que a batata doce é a queridinha de quem faz exercício físico?

Efeito do método de preparo na resposta glicêmica da batata doce! Você sabia?

A batata doce é a queridinha de muitos por inúmeros motivos: seu ótimo teor de carotenóides, a presença de amido resistente e seu baixo índice glicêmico são alguns dos muitos benefícios. Mas se você cozinha ou assa, ele continua com o mesmo índice glicêmico?

Estudo publicado em Outubro de 2011 avalia justamente isso.

A batata doce passou por 4 tipos de forma de preparo diferentes: roasting (assada), baking (cozida), frying (frita), or boiling (colocar na água já fervente) e avaliado o comportamento da glicemia após consumo destas batatas doces, em pessoas não-diabéticas.

A batata cozida sob fervura forneceu um MENOR pico glicêmico - 41 ± 5–50 ± 3! Sendo assim, se o objetivo de consumo é este, o ideal é consumir a batata doce sob água já fervente, em ebulição, e deixar cozinhar.

Na forma assada, por exemplo, apesar do pico glicêmico ser maior, ainda é uma boa opção de carboidrato, ok? Ou seja: dependendo qual a intenção e qual a combinação dos demais elementos da refeição, você deve assar ou cozinhar.

Nutricionista Letícia Klempous

Nutrição Clínica Funcional

CRN 10 - 2966


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