Diet X Light


Você sabe diferenciar produtos Diet de produtos Light ?


O produto diet é isento de açúcar e, consequentemente, acrescido de adoçantes, sejam eles artificiais ou naturais, dependendo da procedência do produto.


O que sabemos é que adoçantes artificiais devem ser evitados, pois apesar de adoçar nosso paladar, nosso corpo não reconhece a substância artificial, criando uma “confusão” no organismo.


Outra questão a ser discutida sobre adoçantes é que, apesar de não terem calorias, eles incentivam o paladar adocicado, muitas vezes viciando igualmente ao açúcar.


Há mais uma observação: produtos diet, são isentos de açúcar, mas a indústria acaba acrescentando mais gordura para manter o mesmo sabor, mesma palatabilidade e mesma textura. Com isso, se você não é diabético, não será uma troca interessante.


Já os produtos light possuem a redução de 25% a 100% de algum ingrediente comparado à versão original, seja esse ingrediente açúcar, gordura, sal ou até mesmo calorias.


Contudo, assim como acontece com os produtos diet, a indústria precisa manter o sabor, textura e palatabilidade do produto, precisando acrescentar outro ingrediente no lugar.


Às vezes o ingrediente substituído não é a melhor opção. Um exemplo do cotidiano é a coca-cola. A normal não tem sódio, já a coca zero não tem açúcar, mas tem sódio. Claro que é apenas um exemplo, pois nenhuma das opções é recomendada para consumo.


Quem deve consumir produtos diets? Diabéticos!

Quem deve consumir produtos lights? Depende de cada caso.


Vanessa Cascaes Garcia

Nutricionista e Health Coach

Nutrição funcional, esportiva e fitoterapia

26 visualizações

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC