Mindfulness. O que é e como pode nos ajudar


O que é Mindfulness


Quantas vezes você se pegou "acordando" no meio de uma conversa ou não percebendo uma parte do trajeto que fez até chegar ao seu destino?


Saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa da Harward University comprovou que as pessoas gastam 47% de suas horas acordadas pensando em algo diferente do que estão fazendo, e essa mente vagante geralmente as torna infelizes.


A prática de mindfulness tem como objetivo mudar esta realidade. Através de exercícios simples, busca-se atingir um estado de consciência em que você observa a sua experiência com atenção plena.


Quando você estiver fazendo um exercício na academia, por exemplo, preste atenção no músculo que está sendo trabalhado ou na sua respiração. No instante em que você estiver prestando atenção na sua experiência, você não estará pensando, a sua mente irá silenciar.


Musculação para o cérebro


Como o mindfulness é um treino de focalização da atenção que fortalece determinadas estruturas do cérebro, diz-se que ele funciona como um exercício de musculação para o cérebro, que afinal, é um músculo.


Quando você coloca a atenção nas sensações da respiração, divaga e volta à respiração, é como se estivesse fazendo um exercício de musculação no cérebro – no caso, o músculo malhado é o da atenção. Por isso é que o primeiro efeito a ser percebido é um maior domínio sobre a atenção, com um aumento da capacidade de sustentá-la.


Quais os benefícios

  1. Reduz o stress: uma pesquisa publicada pela revista Health Psychology mostra que a atenção plena (ou mindfulness) não é apenas associada à sensação menos estressada, mas também está relacionada com níveis reduzidos do hormônio do estresse, o cortisol.

  2. Mais foco: a prática da atenção plena ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento de dor e emoções, o que nos ajuda a direcionar a nossa atenção exatamente para o que desejamos.

  3. Memória: uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), publicada em 2010, concluiu que o mindfulness ativa áreas cerebrais localizadas no córtex pré-frontal, responsáveis pela memória.

Como praticar?


Reserve um tempo do seu dia para você. Pode ser pela manhã, no horário do almoço ou mesmo ao escovar os dentes antes de dormir.


Preste atenção na experiência que está vivendo, nas reações do seu corpo ou no que você está sentindo.


Sentar em um local silencioso e simplesmente prestar atenção na sua respiração também é um bom começo.


Você pode também buscar centros de estudos de mindfulness, sites ou aplicativos (há vários disponíveis, veja esta lista da Forbes: ).


Leia também:

"7 alimentos que ajudam a aumentar a memória e a concentração"


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