Cérebro mais potente com exercícios físicos


Como exercícios físicos fazem o seu cérebro trabalhar melhor


Os cientistas estão mostrando que o alto desempenho de corredores e a tranquilidade do yogi têm efeitos profundos em nosso cérebro. Além disso, atividades físicas específicas podem alterar sua estrutura de forma acentuada e de maneira precisa.


Uma onda de estudos que exploram os laços inesperados entre fitness mental e corporal está emergindo de pesquisas. Estas pesquisas podem ser o incentivo que você precisava para tornar-se mais ativo. Também pode ajudá-lo a escolher as melhores maneiras de se preparar fisicamente para desafios mentais, como exames, entrevistas e projetos criativos. Confira abaixo.

Quais exercícios são mais indicados e quais os benefícios

Aumente sua memória

A parte do cérebro que responde fortemente ao exercício aeróbio é o hipocampo. Experimentos bem controlados em crianças, adultos e idosos mostram que essa estrutura cerebral cresce à medida que as pessoas se tornam mais aptas. Uma vez que o hipocampo é o núcleo dos sistemas de aprendizagem e memória do cérebro, essa descoberta explica, em parte, os efeitos que o incremento de exercícios aeróbicos tem no aumento da memória.


Além de melhorar lentamente seu hardware de memória, o exercício pode ter um impacto mais imediato na formação da memória. Pesquisadores alemães mostraram que caminhar ou andar de bicicleta durante o estudo ajudou a aprender e a manter o vocabulário de novas línguas estrangeiras. Então, faça exercícios enquanto você estuda. Importante: escolha exercícios leves, pois atividades mais vigorosas podem elevar seus níveis de estresse, o que pode cortar seus circuitos de memória.

Melhore sua concentração

Além de auxiliar na fixação das informações, o exercício pode ajudá-lo a se concentrar e a permanecer na tarefa em execução. Uma pesquisa mostrou que sessões com 20 minutos de exercícios de estilo aeróbico melhorou a atenção de alunos de escolas holandesas. Outro grande estudo nos EUA analisou os efeitos das aulas diárias de esportes pós-escola durante um ano letivo. As crianças tiveram uma melhora em seu controle executivo, além de se tornaram mais hábeis em ignorar distrações, executarem multitarefas e fixarem e acessarem informações em suas mentes.


E se isso tudo parece um trabalho árduo, você pode não ter que sair de fôlego para colher os efeitos de exercício de exercícios. Apenas 10 minutos de habilidades de coordenação divertidas, como saltar duas bolas ao mesmo tempo, melhoraram a atenção de um grande grupo de adolescentes alemães

Melhore sua criatividade

Thoreau, Nietzsche e muitos outros criativos alegaram que caminhar dá asas à imaginação. No ano passado, os psicólogos apoiaram esse conhecimento empírico. Andar em uma esteira ou em torno de um parque reforça o pensamento divergente: o "vagar livremente", componente gerador de ideias do pensamento criativo. No entanto, esta tática não ajuda o pensamento convergente. Então, se você está buscando obter uma única solução, um passeio ocioso pode não ser o que você precisa.

Diminua o declínio cognitivo

A evidência de que ficar fisicamente apto mantém seu cérebro saudável na velhice é especialmente convincente. O indicador mais concreto desta evidência é a ligação entre a aptidão aeróbica e a preservação cognitiva. Os treinos também não precisam ser extremos: 30 a 45 minutos de caminhada rápida, três vezes por semana, podem ajudar a afastar o desgaste mental e atrasar o início da demência. Vale a pena se acostumar com exercícios regulares cedo. Os efeitos protetores são mais claros antes dos sinais cognitivos da idade avançada aparecerem.


Não fique parado

Os efeitos causados pelos exercícios na cognição nos lembra que nosso cérebro não opera isoladamente. O que você faz com o seu corpo impacta em sua saúde mental. Sentar-se o dia todo, todos os dias, é perigoso. Então, não se preocupe com a forma de exercício que você faz. Encontre algo que você gosta, então levante-se e faça. ;)

Fonte: www.theguardian.com


20 visualizações

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC