Benefícios do ciclismo


Conheça alguns dos muitos benefícios de se exercitar com o ciclismo:

1. Durma melhor Um passeio matinal pode causar cansaço a curto prazo, mas pode auxiliar muito a manter um sono tranquilo à noite.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford pediram aos pacientes com insônia que pedalassem por 20-30 minutos a cada dois dias. O resultado? O tempo necessário para os insones adormecerem foi reduzido pela metade e o tempo de sono aumentado em quase uma hora.

2. Pareça mais jovem Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que o ciclismo pode proteger regularmente a pele contra os efeitos nocivos da radiação UV e reduzir os sinais de envelhecimento.

O dermatologista da Harley Street, Dr. Christopher Rowland Payne, explica: “O aumento da circulação através do exercício libera oxigênio e nutrientes para as células da pele com mais eficácia, enquanto expele as toxinas prejudiciais. O exercício também cria um ambiente ideal dentro do corpo para otimizar a produção de colágeno, ajudando a reduzir o aparecimento de rugas e acelerar o processo de cicatrização."

Só não se esqueça de aplicar o fator 30 antes de sair.

3. Aumente seu poder cerebral Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram uma melhora de 5% na aptidão cardiorrespiratória dos ciclistas, levando a uma melhora de até 15% nos testes mentais. Isso porque o ciclismo ajuda a construir novas células cerebrais no hipocampo, a região responsável pela memória, que se deteriora a partir dos 30 anos de idade.

"Ele aumenta o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro, que infla e regenera os receptores, explicando como o exercício ajuda a evitar o mal de Alzheimer", diz o autor do estudo, o professor Arthur Kramer.

4. Previna doenças "O exercício moderado torna as células imunes mais ativas, o que as deixa preparadas para combater infecções", diz Cath Collins, nutricionista chefe do St George’s Hospital, de Londres.

De fato, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, as pessoas que pedalam por 30 minutos, cinco dias por semana, utilizam cerca de metade dos dias de licença doença em comparação com as pessoas sedentárias.

5. Viva mais O King's College London comparou mais de 2.400 gêmeos idênticos e descobriu que aqueles que faziam o equivalente a apenas três viagens de bicicleta de 45 minutos por semana eram nove anos "biologicamente mais jovens", mesmo depois de descontar outras influências, como índice de massa corporal (IMC) e tabagismo.

"Aqueles que se exercitam regularmente têm um risco significativamente menor de doença cardiovascular, diabetes tipo 2, todos os tipos de câncer, pressão alta e obesidade", diz Lynn Cherkas, que conduziu a pesquisa. “O corpo se torna muito mais eficiente em se defender e regenerar novas células.”

6. Trate seu coração Estudos da Universidade de Purdue, nos EUA, mostraram que o ciclismo regular pode reduzir o risco de doença cardíaca em 50%. E de acordo com a British Heart Foundation, cerca de 10 mil ataques cardíacos fatais poderiam ser evitados a cada ano se as pessoas se mantivessem fiéis ao exercício.

Praticar ciclismo por apenas 20 quilômetros por semana reduz o risco de doença cardíaca para menos da metade em comparação com aqueles que não fazem exercício.

Não esqueça de fazer exames regulares e consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física. O apoio de um preparador físico é também muito importante e torna seu exercício sempre mais eficaz.

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