Nutrição Para Idosos


Nova Associação Nutracêutica Promove Aumento da Massa

Pesquisas prévias têm demonstrado que a sarcopenia pode ter seu progresso desacelerado através da prática regular de atividade física, principalmente por meio de exercícios de alta intensidade (Zdzieblik et al., 2015).

Estudos mostram que a suplementação de vitamina D e também de proteínas promove aumento da força muscular de membros inferiores na ausência de práticas de atividade física (Moreira-Pfimer et al., 2009; Zdzieblik et al., 2015).

Assim, Abe et al. (2016) realizaram estudo para avaliar a associação entre vitamina D, leucina e triglicerídeos de cadeia média no aumento da massa muscular em idosos.

A definição de sarcopenia inclui o declínio de massa muscular relacionada com a idade e a redução da função muscular esquelética. A sarcopenia está associada com o risco de quedas e aumento geral da fragilidade (Zdzieblik et al., 2015).

Estudo Comprova

Suplementação Associada Aumenta a Massa Muscular em Idosos

Objetivo do Estudo

Investigar os efeitos da suplementação associada entre TCM, leucina e vitamina D no tratamento da sarcopenia em idosos.

Um total de 38 pacientes, entre homens e mulheres, com idade média de 86,6 anos, foram divididos aleatoriamente em três grupos para receber por um período de 3 meses:

*Os suplementos foram administrados no jantar.

*Os parâmetros avaliados foram a massa, a força e a função muscular.

Resultados

  • O aumento da massa muscular foi maior nos grupos 1 e 2 do que no grupo 3;

  • Após três meses, os participantes do grupo 1 tiveram aumento da força de preensão da mão em 13,1%;

  • Após três meses, os participantes do grupo 1 tiveram aumento da velocidade de marcha em 12,5%;

  • Após três meses, os participantes do grupo 1 tiveram aumento no desempenho em testes físicos em 68,2%;

  • Após três meses, os participantes do grupo 1 tiveram aumento no fluxo expiratório em 28,2%.

A suplementação combinada entre TCM, leucina e vitamina D aumenta a força muscular em idosos sarcopênicos.

FORMULÁRIO 1

Suplementações para Aumento da Massa e Força Muscular em Idosos Sarcopênicos

Associação entre TCM, Leucina e Vitamina D

Sachês Nutracêuticos

Leucina Taste Free ........................... 1,2 g

Vitamina D .................................... 20 mcg

TCM em pó .......................................... 6 g

Excipiente qsp ..............................1 Sachê

Administrar 1 sachê ao dia, no jantar, ou conforme orientação médica/nutricional.

O uso do colágeno em combinação com treinos de resistência pode melhorar a composição corpórea avaliada através do aumento da massa e da força muscular (Zdzieblik et al., 2015).

Colágeno Aumenta a Massa e Força Muscular

Sachês de Colágeno

Colágeno Verisol .......................................2,5 g

Excipiente qsp ......................................1 Sachê

Administrar 1 sachê ao dia logo após os exercícios de alta intensidade ou conforme orientação médica/nutricional.

Este estudo teve como objetivo investigar se 12 semanas de suplementação oral de magnésio (300 mg/dia) pode melhorar o desempenho físico em mulheres idosas saudáveis. Após análise dos resultados, os pesquisadores concluíram que houve melhora no desempenho físico em mulheres idosas saudáveis. Estes resultados sugerem o papel do magnésio em prevenir ou retardar o declínio no desempenho físico relativo à idade (Veronese et al., 2014).

Magnésio para Aumento da Performance em Idosos

Cápsulas de Magnésio

Magnésio ...............................................300 mg

Excipiente qsp ...................................1 Cápsula

Administrar 1 cápsula ao dia ou conforme orientação

FORMULÁRIO 2

Outras Formulações Voltadas para o Aumento do Desempenho em Idosos

Aumento do Desempenho Físico em Idosos

Cápsulas de Cordyceps sinensis

Cordyceps sinensis ................................333 mg

Excipiente qsp ..................................1 Cápsula

Administrar 1 cápsula 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

De acordo com Chen et al. (2010) a suplementação com Cordyceps sinensis melhora o desempenho dos exercícios físicos e pode contribuir para o bem-estar à saúde de pacientes idosos e saudáveis.

Sachê de Aminoácidos para Aumento da Força Muscular em Idosos

Amino-Sachê da Terceira Idade

Leucina Taste Free .........................1250 mg

Lisina .................................................650 mg

Isoleucina Taste Free .......................625 mg

Valina Tate Free ................................625 mg

Treonina ............................................350 mg

Cisteína .............................................150 mg

Histidina ............................................150 mg

Fenilalanina .......................................100 mg

Metionina ............................................50 mg

Tirosina ................................................30 mg

Triptofano ............................................20 mg

Excipiente qsp ..................................1 Sachê

Administrar 2 sachês ao dia ou conforme orientação médica/nutricional.

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Fonte: Nutrição + Especial. Referências: Aquilani R1, Boselli M2, D'Antona G3, Baiardi P4, Boschi F5, Viglio S6, Iadarola P7, Pasini E8, Barbieri A5, Dossena M7, Bongiorno AI7, Verri M7. Unaffected arm muscle hypercatabolism in dysphagic subacute stroke patients: the effects of essential amino acid supplementation. Biomed Res Int. 2014;2014:964365. doi: 10.1155/2014/964365. Epub 2014 Nov 9. Chen S1, Li Z, Krochmal R, Abrazado M, Kim W, Cooper CB. Effect of Cs-4 (Cordyceps sinensis) on exercise performance in healthy older subjects: a double-blind, placebo-controlled trial. J Altern Complement Med. 2010 May;16(5):585-90. doi: 10.1089/acm.2009.0226.

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