Horário de atendimento:

Seg a sex das 8h às 19h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC

4-HIL | Hidroxyisoleucina - Melhora o metabolismo do açúcar


BENEFÍCIOS

  • Melhora o metabolismo do açúcar

  • Reduz a gordura corporal

  • Auxilia no transporte de glicose para o músculo esquelético

  • Auxilia no metabolismo lipídico

  • Melhora a sensibilidade à insulina natural em pacientes saudáveis

Trigonella foenum- graecum, padronizado em 4-hidroxyisoleucina, é um aminoácido com potencial insulinotrópico (antidiabético) e antiobesidade, que estimula a secreção de insulina dependente de glicose a partir de células pancreáticas. O 4- HIL reduz os níveis plasmáticos de triglicérides, ácidos graxos livres e colesterol, representando um novo conceito para o tratamento da resistência insulínica.

Um estudo de renome realizado na Índia revela que a adição de 100 g de pó de sementes de Trigonella foenum- graecum na dieta regular de pacientes diabéticos dependentes de insulina reduz eficazmente o nível de glicose no sangue em jejum. Ele também ajuda a aumentar a tolerância à glicose e diminui a quantidade de colesterol de forma eficiente. O 4-HIL reduz o colesterol ruim, ou LDL e triglicérides, enquanto auxilia no aumento do colesterol bom HDL.

Descrição técnica 4-HIL 40%Hidroxyisoleucina está na forma de extrato seco, derivado de sementes de Trigonella foenum–graecum padronizado em mínimo de 40% de Hidroysoleucina, um aminoácido α não proteinogênico.

Mecanismo de ação Estudos tem demonstrado que a adição de 4-HIL como suplementação diária reduz o açúcar no sangue em jejum e melhora, de forma significativa, a tolerância à glicose após as refeições.

A ação de 4- Hidroxyisoleucina funciona através de dois mecanismos distintos:

  • Através de um efeito direto e estimulante sobre a produção de insulina para os pacientes que desejam aumentar o seu metabolismo de glicose e ajudar a reduzir a resistência e, consequentemente, a captação de glicose, reduzindo assim seus níveis globais no sangue.

  • 4-Hidroxyisoleucina estimula a secreção de insulina dependente de glicose por um efeito direto sobre as ilhotas pancreáticas. Além desse efeito, o 4-Hidroxyisoleucina reduz a resistência à insulina no músculo e/ou fígado através da ativação do receptor de insulina associado a fosfoinositida 3- substrato atividade de quinase.

Papel da insulina

A figura acima representa o ciclo de um paciente saudável onde, a partir da ingestão de açúcar (podendo ser na forma de um carboidrato), o pâncreas é estimulado a produzir insulina para administrar os níveis de glicose no sangue.

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la às células do nosso organismo. No entanto, ela também é responsável por inúmeras outras ações participando, por exemplo, do metabolismo de gorduras. Resistência insulínica corresponde, então, a uma dificuldade desse hormônio em exercer suas ações, o que geralmente está associado à obesidade.

Síndrome Metabólica O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam em um indivíduo, aumentando as chances deste de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes.

A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina, por isso também é conhecida como síndrome de resistência à insulina. A insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: fator genético, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.

Segundo estudos, o 4-HIL 40% Hidroxyisoleucina, através de seu mecanismo, promove o controle de níveis saudáveis de açúcar no sangue e, consequentemente, inibe a síndrome metabólica e suas consequências.

A capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue pode muito bem ser o fator

que afeta a saúde e a longevidade. Os carboidratos de hoje, com alto índice glicêmico, e alimentos carregados de açúcar, combinados com a falta de exercício, criam um sério desafio para o sistema de insulina do corpo, levando ao estresse celular e resultando em graves consequências tanto para o corpo quanto para a mente.

O 4-HIL 40% Hidroxyisoleucina foi apresentado nas investigações para apoiar os níveis saudáveis de glicose como complemento para a dieta. É uma excelente estratégia para melhorar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, a qualidade de vida.

Estudos publicados: 1) 4-HIL: um novo tratamento potencial para diabetes mellitus tipo 2. 4-hidroxyisoleucina (4-HIL) é um composto encontrado em Trigonella foenum-graecum sementes, que têm sido utilizado como parte da medicina tradicional para o tratamento da diabetes mellitus. A síntese de 4-HIL em grande escala é possível através de métodos de fermentação (síntese artificial), que envolvem o isolamento do gene da dioxigenase de L-isoleucina a partir de Bacillus thuringiensis, a qual pode produzir uma maior quantidade de 4-HIL se comparado com a produzida por métodos convencionais ( 82% obtida com métodos de fermentação versus 0,6-39% alcançados com os métodos convencionais).

Em estudos com ratos e seres humanos, T. foenum-graecum melhora os parâmetros laboratoriais associados à disfunção renal e dislipidemia, aumenta os níveis de antioxidantes e hormônios - que são alterados em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) - e diminui a glicose no sangue em jejum (em medição pós–prandial de glicose no plasma) e hemoglobina glicada. Da mesma forma, in vitro e estudos pré-clínicos, 4-HIL promoveu diminuição dos níveis de glicose, a produção hepática de glicose, taxas de glicose / insulina, indicadores de dano hepático, triglicerídios e colesterol total e o aumento da utilização da glicose e dos níveis de lipoproteína de alta densidade.

2) 4 HIL: um tratamento de origem vegetal para a síndrome metabólica. O Trigonella foenum-graecum planta tem sido usado há séculos como um tratamento para a diabetes. Este artigo apresenta evidência de que o isômero principal de 4-Hidroxyisoleucina, um aminoácido de cadeia ramificada atípicos derivados de Trigonella foenum-graecum, é responsável pelos efeitos desta planta sobre a glicose e o metabolismo lipídico.

O 4-Hidroxyisoleucina foi demonstrado para estimular a secreção de insulina dependente de glicose por um efeito direto sobre as ilhotas pancreáticas. Além de estimular a secreção de insulina, 4-Hdroxyisoleucina reduz a resistência à insulina no músculo e / ou no fígado através da ativação do receptor de insulina associada fosfoinositida 3-substrato atividade de quinase (PI3). 4 Hydroxyisoleucina também reduziu o peso corporal em ratos com obesidade induzida por dieta. A redução no peso corporal foi associada a uma diminuição marcada de insulina no plasma e dos níveis de glicose, os quais são elevados neste modelo animal.

Finalmente, 4-Hidroxyisoleucina diminuiu a taxa de triglicéridos no plasma e os níveis de colesterol total em um modelo animal de diabetes. Com base nas propriedades metabólicas benéficas que foram demonstradas, 4-Hidroxyisoleucina, um simples aminoácido derivado de plantas, pode representar um novo candidato para o tratamento de diabetes tipo 2, obesidade e dislipidemia, todos os componentes principais da síndrome metabólica.

Estudos publicados: 3) Trigonella foenum-graecum, 4-HIL e Metformina estimulam a sinalização da insulina e aumentam a expressão de glicogênio para enzimas GLUT2 (transportadoras de glicose) em células HepG2(Fígado): Trigonella foenum-graecum é reconhecido mundialmente por suas propriedades medicinais e efeitos hipoglicemiantes. O extrato de semente, bem como o seu composto ativo, de 4- Hidroxyisoleucina (4-HIL) têm sido utilizado para reduzir a resistência à insulina hiperglicêmica. O mecanismo pelo qual isto ocorre ainda não foi investigado em células de fígado humano (HepG2) em comparação com o fármaco anti-hiperglicêmico Metformina.

Foram investigados os efeitos de um extrato aquoso da semente de Trigonella foenumgraecum, 4-HIL, e Metformina em células HepG2 , utilizando a insulina como controle positivo. As células foram tratadas com o Trigonella foenum-graecum e 4-HIL, a 100 nG/ mL sob normoglicêmico (5 mMde glicose) e hiperglicêmicos (glicose 30 mM), condições durante 72 h.

Sob condições normais e hiperglicêmicas, FSE, 4-HIL, insulina (100 ng / mL) e a metformina (2 mM) causaram um aumento significativo na fosforilação de RI-β, Akt, a GSK-3α / β, e GLUT2 . A captação da glicose, no entanto, foi mais significativamente aumentada em células tratadas com Trigonella foenum-graecum durante ambas as condições.

Coletivamente, estes resultados fornecem um mecanismo pelo qual Trigonella foenumgraecum exerce efeitos hipoglicemiantes semelhantes a Metformina e insulina, o que ocorre via de sinalização reforçada pela insulina, expressão do gene, e aumentando a captação de glicose.

DADOS TÉCNICOS

NOME BOTANICO: Trigonella Foenum- graecum FÓRMULA MOLECULAR: C6H13NO3 FÓRMULA ESTRUTURAL:

Peso molecular: 147,17 DOSAGEM USUAL: 200 á 600MG ao dia

OBS: sugerimos que utilize excipiente para fármacos higroscópicos por se tratar de um insumo de origem vegetal.

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

Endocrinologia/ Nutricionista

4–HIL40%.................................200

MGCITRUS SINENSIS..............500mg MULBERRY DNJ.......................300mg Sugestão posologia: tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia

Cardiologia

4– HIL40%...........................200mg PUSHKARMOL....................200mg Sugestão posologia: tomar 1 capsula 2 vezes ao dia

Contate-nos para obter mais informações ou para esclarecer dúvidas:

Telefone: (48) 3344-6060

E-mail: emporium@emporiumfarmacia.com.br

Whatsapp: (48) 99162-7722

Deseja baixar este documento?

CLIQUE AQUI

Conteúdo exclusivo para a área médica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Sharma, RD., et al. 1990. Effect of fenugreek seeds on blood glucose in type I diabetes. European j of clínica nutrition. Apr 44(4) 301-6. 2. Madar, Z., et al. 1988. Glucose– lowering effect of fenugreek in non– insulin dependent diabetics. European J. of clinical nutrition . Jan 42(1):51-4. 3. Savaire, Y., et al. 1988. 4-Hydroxyisoleucine a novel amino acid potentator of insulin secretion diabetes. FEB 47(2):206-10. 4. JettéL, H., et al. 2009. 4-Hydroxyisoleucine: a plant derived treatment for metabolic syndrome. Apr; 10(4):355-8 5. Sergent D, W Q,. et al. 2008. Synthesis of hidantoin analogues of( 2S,3R,4S) 4-Hydroxyisoleucine with insulinotropic properties. Bioorg Med Chen Lett.2008;18(15):4332-5 6. Zafar MI., ET al.2016. 4-Hydroxyisoleucine: A potential new treatment for type 2 diabetes mellitus. Bio Drugs.Aug; 30(4): 255-62 7. Naickern N., ET al. 2016. Trigonella foenum– graecum seed extract, 4-Hydroxyisoleucine, and metformin stimulate proximal insulin signating and increase expression of glycogenic enzimes and GluT2 in HepG2 Cells. Metab Syndr Relat Disord. Mar; 14(2):114-20. 8. http://www.diabetes.org.br/ 9. http://www.sigmaaldrich.com/catalog/product/sigma/50118?lang=pt&region=BR 10. Dossiê do fabricante


65 visualizações