Rosácea - Sintomas e Opções Tratamentos

Durante a última década, novos conhecimentos sobre a patofisiologia da rosácea levaram a avanços no manejo dessa desordem cutânea crônica. Em muitos casos, os pacientes não apresentam sintomas isolados, mas sim uma combinação de sintomas como pápulas e pústulas. Com isso, o conceito de classificar a rosácea com base nos sintomas clínicos está se tornando mais aceito.
As lesões eritematosas e inflamatórias apresentam características comuns, como influxo de células inflamatórias (células T, macrófagos e mastócitos).
Fatores de Risco:
Hiper-reatividade vascular / alterações vasculares;
Predisposição genética;
Infecções;
Alterações gastrointestinais;
Calor, frio ou vento;
Refeições e bebidas muito quentes e picantes, queijos fermentados e álcool;
Ansiedade e stress;
Uso prolongado de coriticoides;
Menopausa.
Terapias Tópicas
Ivermectina
Metronidazol
Ácido Azelaico
Telangyn
Ácido Salicílico
Retinoides
Nicotinamida
Fotoproteção
Existe forte evidência de que a exposição à luz ultravioleta desencadeia sintomas da rosácea por aumentar a expressão de diferentes quimiocinas inflamatórias, em especial a catelicidina LL-37, com importância na patogenesia da rosácea.
A radiação ultravioleta gera espécies reativas de oxigênio, que levam a modificação de proteínas e lipídios, aumentando a inflamação. Também podem ativar receptores nos queratinócitos envolvidos na inflamação e dor.
Ivermectina
Seus efeitos terapêuticos na rosácea podem ser atribuídos às suas propriedades anti-inflamatórias similares à de outros macrolídeos, porém seu exato mecanismo de ação ainda é desconhecido.
Metronidazol
É um derivado nitroimidazol disponível em preparações de gel, creme e loção. Seu mecanismo de atuação não está estabelecido, mas acredita-se que esteja relacionado aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Ácido Azelaico
É um ácido dicarboxílico que exibe múltiplas propriedades no tratamento da rosácea, como anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antiqueratinizante. É conhecido por ser não-teratogênico, sendo uma opção para gestantes.
Manejo da Rosácea
Protocolo
Passo 1 – Higienização
Promover ação demaquilante e remover impurezas da pele.
Aplicar o gel de limpeza para pele ultrassensível em toda a face com movimentos circulares por 3 minutos, inclusive na área dos olhos.
Remover com água ou algodão umedecido com água.

Passo 2 – Peeling Enzimático
Preparar a pele para facilitar a permeação dos ativos e promover o controle bacteriano e ação anti-inflamatória.
Aplicar o peeling enzimático em toda área de tratamento;
Massagear com movimentos circulares lentos e sem promover agressão sobre a pele;
Deixar agir por 10 minutos;
Remover com algodão umedecido em água.

Passo 3 – Massagem Anti-inflamatória e Finalização
Promover ação anti-inflamatória, reduzir a fragilidade capilar, recuperar e acelerar a regeneração da pele.
Aplicar a máscara calmante anti-inflamatório sobre a área de tratamento;
Realizar movimentos de drenagem linfática manual;
Não remover.

Passo 4 – Uso do Home Care para Tratamento da Rosácea
Orientar o paciente para que faça uso do home care para tratamento para controle eletivo da rosácea.

Aplicar nas áreas afetadas 1 vez ao dia ou conforme orientação profissional.
Para mais informações, ligue para (48) 3344-6060 e fale com um de nossos farmacêuticos ou envie mensagem diretamente para a farmacêutica responsável: laisa@emporiumfarmácia.com.br.
Deseja baixar este documento?
Fonte: Especialidades + Exclusiva
Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotadas na prática, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e outros profissionais autorizados a prescrever. É proibida a veiculação para público leigo, por meios eletrônicos, ou de qualquer outro modo que não seja diretamente para profissionais autorizados a prescrever. É proibida a alteração parcial ou total deste material. A Consulfarma não autoriza e não se responsabiliza por qualquer alteração efetuada neste material. www.consulfarma.com. 19 3736.6888.