Blog Saúde e Bem Estar Emporium

CONTROLE DE QUALIDADE OXANDROLONA


Nossos hormônios tem qualidade comprovada

A manipulação de cápsulas representa a forma farmacêutica sólida mais amplamente produzida pelas farmácias magistrais. Porém, o grande desafio das farmácias de manipulação é garantir que cada cápsula produzida por processo manual ou semi-automatizado tenha sua exatidão da dosagem, ou seja, cada cápsula da mesma fórmula deve ter a mesma dosagem prescrita pelo profissional da saúde e descrita no rótulo do produto.


Para isso, as farmácias de manipulação contam com a tecnologia dos Laboratórios de Controle de Qualidade que analisam o produto manipulado e avaliam a qualidade do mesmo, por meio das análises como: teor e uniformidade de conteúdo (UC).


As farmácias, segundo a legislação vigente, devem analisar a cada 2 meses, o teor e a uniformidade de conteúdo de fórmulas contendo cápsulas com menos de 25mg de ativo.


Uma vez que a dose incorreta está diretamente relacionada ao aumento dos efeitos adversos, da toxicidade e ineficácia terapêutica, garantir a dose de cada cápsula do medicamento é fundamental no processo produtivo farmacêutico. Ocorre que muitos Laboratórios de Controle de Qualidade não possuem metodologia desenvolvida para a análise de todos os fármacos manipulados, como é o caso dos hormônios anabolizantes.


A Emporium, no intuito de garantir a qualidade dos hormônios que manipula, decidiu analisar uma de suas fórmulas manipuladas contendo 40 doses de oxandrolona 20mg. Além da sua amostra, enviou também para mesma análise, outra amostra da mesma fórmula, porém, manipulada em uma farmácia concorrente reconhecida por sua qualidade.


Nenhum laboratório de Santa Catarina apresentou padrão USP para conseguir realizar as análises com confiabilidade, sendo o laboratório eleito situado no estado do Paraná. O laboratório utilizou método HPLC e padrão de referência USP.


O intuito desta análise foi comprovar a eficácia dos hormônios manipulados na Emporium Farmácia de Manipulação, comparada com uma farmácia referência no setor magistral. As amostras foram identificadas por códigos, fotografadas antes do envio, e tiveram seus lacres originais preservados.


Ambas as amostras (Emporium e Farmácia referência) tiveram suas análises de teor, peso médio e uniformidade de conteúdo aprovadas, mediante envio do laudo técnico. Isso demonstra nossa preocupação pela qualidade dos nossos processos e produtos assegurando que os medicamentos manipulados na Emporium Farmácia,

inclusive hormônios, estão dentro do padrão de qualidade preconizado pela Farmacopéia Brasileira e Legislação vigente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Categorias
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC