Blog Saúde e Bem Estar Emporium

Câncer de Próstata - Ativos que auxiliam no combate à doença


Possíveis causas e sintomas


O câncer de próstata é uma doença que acomete uma glândula do aparelho reprodutor masculino, sendo mais frequente em pessoas acima dos 50 anos. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que o Distrito Federal, seguido de Goiânia e São Paulo, são os estados com maior incidência da doença. Em 2013, dois em cada 10 casos de câncer de próstata no Brasil são descobertas em fase avançada (metástase).

O câncer de próstata ainda não tem causa definida, entretanto, há diversos fatores que parecem desencadear danos genéticos nas células e podem estar ligados à ocorrência da doença. Dentre eles destacam-se: tabagismo, alimentação não saudável e hábitos sedentários. Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata tem risco aumentado de desenvolver a doença, assim como indivíduos negros.

O câncer de próstata normalmente não apresenta sintomas em seu início, motivo pelo qual muitos pacientes não buscam o diagnóstico precoce. Em alguns casos, na fase inicial, os pacientes apresentam sintomas semelhantes àqueles da Hiperplasia Benigna de Próstata (HPB), como dificuldade ao urinar, frequência urinária aumentada, jato urinário fraco. Alguns pacientes também podem apresentar dificuldade na ereção ou ejaculação dolorosa. Na fase avançada, o câncer de próstata pode se espalhar pelo corpo e apresentar outros sintomas como dor óssea (normalmente na coluna, pelve ou costelas), incontinência ou retenção urinária e fecal (devido à compressão de algumas partes desses aparelhos), dores ao urinar, sangue na urina ou sêmen, dificuldade de ereção, insuficiência renal, perda de peso e infecções generalizadas (em fases mais tardias).

O tratamento do câncer de próstata depende o estágio em que ele se encontra e se ele está confinado na próstata ou espalhado pelo corpo. No caso do tumor não ter avançado para a camada externa da glândula ou outros órgãos vizinhos, como bexiga, uretra, etc, pode-se optar por remoção cirúrgica da próstata. A radioterapia também é uma alternativa caso o tumor não possa ser removido por cirurgia.

Prevenção


Algumas medidas podem ser adotadas para a prevenção da doença:

  • Manter uma alimentação saudável, rica em fibras, frutas e legumes;

  • Evitar o fumo;

  • Evitar exposição a agentes tóxicos, como pesticidas e poluentes;

  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

  • Evitar levar uma vida sedentária;

  • Controlar a ingestão de gorduras e manter o peso corporal dentro do indicado;

  • Evitar o estresse e nervosismo.

  • Essas atitudes, além de proporcionar outros benefícios ao seu corpo, ajudam a prevenir doenças genéticas, como o câncer.

  • Ingerir 200 microgramas de selênio por dia na dieta ou na forma de suplementos têm um efeito significativo na prevenção do câncer de próstata, alguns estudos referem-se a uma diminuição do risco de 63%.

  • Os homens não devem consumir muitos produtos lácteos. Um estudo europeu com mais de 10 mil homens mostrou que consumir 35 gramas de produtos lácteos por dia, o equivalente a um copo de leite, aumenta em 32% o risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com aqueles que consumiam menos produtos lácteos. Os homens que bebiam dois copos de leite por dia tiveram seu risco de câncer de próstata aumentado em 60%.

  • Atenção, note que os suplementos de cálcio também aumentam o risco de câncer. Os homens que consumiram 400 mg de cálcio por dia ou mais viram o seu risco de câncer de próstata aumentar 51%.

  • A ingestão excessiva de vitamina E aumenta em 68% o risco de desenvolver câncer de próstata.


Fitoterapia na prevenção e tratamento do CA de próstata


Alguns fitoterápicos apresentam propriedades protetoras contra o CA de próstata e até de combater a multiplicação das células cancerígenas.

Sucupira – pesquisas recentes mostraram que uma substância encontrada na planta popularmente conhecida como sucupira (Pterodon pubescens Benth) é capaz de retardar o crescimento de células de câncer de próstata in vitro. A pesquisa está sendo desenvolvida na UNICAMP e a molécula de interesse tem nome: 6-alfa-acetóxi-7-beta-hidroxi-vouacapano.

Chá verde – pesquisas revelaram que substâncias encontradas no chá verde podem retardar o câncer de próstata. Uma das pesquisas foi feita em 26 homens entre 41 e 72 anos, diagnosticados com câncer de próstata que receberam cápsulas contendo um componente do chá verde conhecido como polifenol. Esses pacientes apresentaram menores níveis de marcadores tumorais do desenvolvimento do câncer, como o PSA.

Ácido elágico - esse ácido é responsável pela brilhante coloração avermelhada da romã, e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro. Ele inibe a formação dos chamados radicais livres e, além disso, impede que eles ataquem as células. Um estudo da Universidade da Califórnia sugeriu que o consumo do ácido elágico tem como propriedade a capacidade de redução do antígeno prostático específico (PSA), além de combater a multiplicação de células cancerígenas. A partir dessas evidências, a fruta vem sendo relacionada à prevenção dessa doença.

Licopeno – este componente tem efeitos comprovados contra câncer de próstata, pâncreas, pulmão e cólon.

Urtica dioica – o efeito antiproliferativo do extrato padronizado da urtiga, observado tanto num modelo in vivo como num sistema in vitro, indica claramente um efeito biologicamente relevante dos compostos presentes no extrato no tratamento do CA de próstata.

Saw palmeto – é uma erva usada para tratar os sintomas de hiperplasia prostática benigna e que após estudos in vitro, descobriu-se que o saw palmetto inibe o crescimento de células de cancro da próstata e pode induzir apoptose (morte das células tumorais).


É importante que antes da utilização de qualquer medicamento, seja natural ou não, um profissional da saúde habilitado esteja ciente e oriente o paciente em seu uso. Mesmo que você não apresente sintoma nenhum, consulte um especialista.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Categorias
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Google+ Icon

Horário especial de atendimento

(durante o período de enfrentamento do

novo coronavírus)

Seg a sex das 9h às 18h

Sábado das 8h30min às 12h

ESTACIONAMENTO EMPORIUM

Rua Tereza Cristina, 270

Estreito - Florianópolis - SC