Benefícios da Melatonina

O que é
A melatonina, ou N-acetil-5-metoxitriptamina, é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo, produto da secreção da glândula pineal.
Já a glândula pineal participa na organização temporal dos ritmos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos atividade-repouso e sono/vigília, assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros.
Ótima para tratar os distúrbios do sono
Sendo assim, a principal função da melatonina está na regulação do sono, ou seja, em ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina aumentam, causando o sono. Outra função atribuída à melatonina é de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas à radiação ultravioleta e, através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquemia (como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais).
Outros benefícios do uso da melatonina são:
Auxilia no processo de emagrecimento: estudos indicaram que a ingestão da melatonina propicia uma conversão da gordura branca (a causadora da obesidade) em gordura marrom (que auxilia na queima de calorias).
Alternativa para prevenir enxaqueca: estudos mostram sua eficácia em casos onde os pacientes não respondem aos tratamentos comuns.
Suplementação pré-treino: estudos feitos pela University of Seville Medical School revelaram que a suplementação com melatonina diminuiu o estresse oxidativo provocado pelos exercícios, estimulou o metabolismo das gorduras e a resposta imune de atletas.
Melatonina autorizada pela ANVISA
Um dos cuidados que deve-se ter é obter a melatonina somente de farmácias que utilizam fornecedores com autorização para a sua comercialização. A Emporium Farmácia de Manipulação está manipulando a matéria prima com laudo certificado por nosso fornecedor, conforme documentação abaixo.

Para entender a utilização da melatonina em seu caso específico, consulte o seu médico. Para mais informações envie uma mensagem por aqui ou fale com um de nossos farmacêuticos no: (48) 3344-6060.
Fontes: Wikipedia e US National Library of Medicine, National Institute of Health