Esteatose Hepática - Riscos e Prevenção

O que é
A doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, sendo que as condições mais comumente associadas são o alcoolismo, a obesidade, as hepatites virais e o uso ou abuso de certos fármacos.
Trata-se de uma doença causada pelo estresse metabólico que tem como consequência o acúmulo de gordura no fígado.
A esteatose hepática apresenta um grande risco, pois dela podem derivar sérias doenças como cirrose hepática, além do diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer de fígado.
A condição pode derivar muito comumente do sobrepeso e da obesidade, assim como do consumo regular de álcool, seja ele diário ou apenas nos finais de semana. Neste caso é chamada de esteatose alcoólica.
Outros fatores que podem desencadear a doença são o colesterol alto, o diabetes mellitus e procedimentos cirúrgicos que tenham envolvido o tubo digestivo.
O diagnóstico de esteatose hepática (fígado gordo) geralmente acontece por meio de uma ultrassonografia abdominal, na maioria das vezes realizada como exame de rotina.
Já que o fígado é um órgão de vital importância para o corpo humano, sendo o mesmo o mais afetado por extravagâncias alimentares, uso indevido de medicamentos, fitoterápicos e chás caseiros, devemos estar atentos para esta doença.
Hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular, controle do peso, o não abuso de bebidas alcóolicas e exames regulares preventivos são medidas para evitar a esteatose hepática.
Dr. Rafael Rivas Pasco
Médico do Esporte RQE 15008
Diagnóstico por Imagem RQE 12184
CRM SC 15495